Quando recebi meu Dikshamantra,a iniciação do meu mestre em tantra, recebi a incumbência de usar minha vida e os meios que ela me dá para reconhecer minha condição de consciência e mais, poder levar outras pessoas a este reconhecimento. Talvez daí venha a alcunha das escolas de tantra, de escolas de reconhecimento. Frente ao que outras propostas mostram, este parece ser um caminho despretensioso e sem muito a nos oferecer. Mas os anos me mostraram que cada vez mais aquela vaga palavra foi ganhando sentido dentro de mim e ganhando uma importância fundamental.
O próprio caminhar me mostrou que cada vez que assim que eu abraçava algum tipo de ponto de vista, ou tecnica, logo ela se mostrava ineficiente ou perdia seu poder e aos poucos o Tantra fazia sentido cada vez mais, então em 1984 eu sofri a primeira experiência com energia, e aquele fogo consumiu boa parte do que eu era, me deixando transformado. Foi como se boa parte de mim tivesse desaparecido e logo a minha individualidade tratou de resgatar-se, reunir-se novamente, e assim a cada evento com kundaliní, ela produziu exatamente o que esta descrito pelo tantra, o fogo consumiu boa parte do meu karma.
Caminhar só é dificil, mas estamos realmente sós, reagimos na busca pela nossa liberdade porque sabemos que somos o uno. Eu fui abençoado por conviver com alguém que também está na mesma experiência e teve coragem para ela. Compartilhar a sua iluminação com outra pessoa é maravilhoso, pois nos leva a compaixão, a um melhor entendimento das fraquezas humanas.
Então tantra é a psicologia do Ser, é como o Ser é. É este reconhecimento que nos aproxima cada vez mais do que somos - Consciência.
A experiência transcendental pode ser classificada em 4 tipos distintos:
Anupaya. É a experiência produzida pelo choque da presença de um Ser iluminado, no caso um mestre de Tantra, então a realização do si mesmo ocorre de forma espontânea. ( São meios que ocorrem de forma misteriosa, mas muito potentes)
Shambhava. É a experiência do reconhecimento que ocorre pelo esforço ou pelo meio da vontade, Icchá, do adepto. ( são meios mais duráveis e de percepção direta)
Shakta. É o reconhecimento ocorrido pelo meios dos sentidos, como emoção e sensação. (são meios que através das emoções tocam a percepção e duram alguns dias)
Anava. É o reconhecimento que ocorre pelo esforço em técnicas corporais como mantras, respiração, concentração etc. (são meios que produzem a experiência e logo ela desaparece)
Escolas e tendências - As escolas que adotaram os meios do corpo e do yoga são adeptas do VijnanaBhairavaTantra e mais ligadas aos meios Anava e Shakta; as escolas que adotam os meios Shambhava e Shakta são mais ligadas ao texto SpandaKarikaTantra e as esolas mais ligadas ao Shabhava e ao Anupaya estão mais ligadas ao texto TantraAloka. As diferenças entre elas são extremamante sutis e recomendo a leitura do PratyabhijnaHridaya de kshemaraja. O Shiva Sutras de Vasugupta é uma espécie de resumo de varias tendências.
Como as traduções são quase sempre feitas por pessoas que desconhecem o tantra, estes textos devem ser lidos com cautela e bom senso.
SHIVA SÛTRAS
(Vasugupta)
Vasugupta foi instruído sobre este texto em seus sonhos. O sonho é de grande consideração para o Tantra. Este texto é a fonte de uma extensa e rica linhagem do Tantra. As traduções existentes são sofríveis porque os tradutores não eram tantricos, e nem conheciam o sentido do Tantra, sempre confundindo e complexificando este texto simples, direto e revelador. As palavras em caixa alta são a tradução do texto e as ligaduras, palavras em caixa baixa são minhas, elas fazem o sentido, de outra forma o Shiva Sutra é incompreensível, ele foi feito para ser um veículo de instrução para os mestres de Tantra. Aqui revelo para os meus discípulos e aos estudiosos esta jóia da sabedoria antiga. Bhava.
Livro I
1.- A CONSCIÊNCIA É O SI-MESMO. Como pode haver escravidão sendo a consciência o si mesmo? 2.- A SERVIDÃO É O CONHECIMENTO limitado, uma impureza de fins. A servidão também é 3.- O GRUPO DA ILUSÃO E O CORPO DA ATIVIDADE FRAGMENTADORA. A saber, as impurezas de ilusão e de ação. 4.- A MÃE – O CONJUNTO DOS FONEMAS – É A ENERGIA QUE GOVERNA O CONHECIMENTO. É a linguagem o que engendra as três impurezas assim como o conhecimento limitado, causa da servidão. Como se libertar dela? 5.- A SÚBITA EMERGÊNCIA DA ILUMINAÇÃO É BHAIRAVA, O ABSOLUTO, a emergência da suprema iluminação libertadora do laço, da qual, o yogui, assombrado, descobre pouco a pouco sua expansão: sem desejar o nível superior imediatamente alcançado, ele se orienta para os níveis inferiores para desenvolver neles a sua natureza divina, estendendo a consciência bhairava desde o centro da roda até a periferia. 6.- RECOLHENDO-SE INTENSAMENTE NA RODA DAS ENERGÍAS (energias de felicidade, vontade, conhecimento e atividade. Energias estas próprias e características da Consciência, ou dito de outra maneira; qualidades intimamente unidas ao Real) se obtém A ABSORÇÃO DE TUDO O QUE É. A saber, o universo diferenciado. Resulta dele, com relação a Shiva e a energia, o quarto estado, consciência interiorizada que vai expandir-se até os estados ordinários. 7.- ATÉ NOS ESTADOS DIFERENCIADOS DE VIGÍLIA, DE SONHO E DE SONO PROFUNDO SE PRODUZ A EXPANSÃO DO QUARTO estado. 8.- A VIGÍLIA CONSISTE EM CONHECIMENTO, 9.- O SONHO EM PENSAMIENTO DUAL E 10.- O SONO PROFUNDO NA AUSÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO OU EM ILUSÃO. Como se pode descrever o tantrico que conseguiu penetrar no gozo do quarto estado e nos outros três, e possui poder sobre seus sentidos? 11.- AQUELE QUE DISFRUTA DOS TRÊS estados É O SOBERANO DOS HÉROIS, suas energias sensoriais. Então aí está sua expansão interior, existe algum outro meio que permita reconhecer o cume alcançado pelo tantrico?12.- A MARAVILHA caracteriza AS ETAPAS DESTE YOGA que ele atravessa. Vismaya é o assombro experimentado uma e outra vez, acompanhado de paz e de felicidade inquebrantáveis, e essencial no caminho de Shiva. Desde este momento em diante é a energia divina que flui nele 13.- SUA VONTADE É A ENERGÍA UMÂ, É KUMÂRÎ, A VIRGEM. Energia suprema, ardente, sem laços, ela não é nunca objeto, senão sempre o sujeito. O yogui com ardente vontade possui um corpo universal 14.- SEU CORPO É o mundo PERCEPTIVEL. Tudo o que ele vê é seu corpo. Aonde seu corpo lhe aparece de maneira objetiva? Cómo obter esta Consciencia universal? Há aqui dois meios: O primeiro na via divina, o segundo na via da energia quando ela está muito próxima da via de Shiva: 15.- FAZENDO QUE SE FUNDA POR FRICÇÃO A CONSCIÊNCIA EMPÍRICA NO CORAÇÃO, ELE TEM A VISÃO DO MUNDO PERCEPTÍVEL E DO SVÂPA (o vazio desprovido de toda objetividade), A AUSÊNCIA DE SENSAÇÃO, na via divina. 16.- RECOLHENDO-SE INTENSAMENTE SOBRE A PURA REALIDADE ELE OBTÉM A ENERGIA ILIMITADA. Para o yogui dotado de um tal Conhecimento 17.- seu DISCERNIMENTO É CONHECIMENTO DE SI-MESMO. Conhecimento estendido, já que o Si-mesmo é o universo. Este é seu fruto 18.- A BEATITUDE DO SAMADHI É para ele A FELICIDADE DO MUNDO. Ambas coisas se confundem para ele. Gloria do yogui na via da energia. 19.- RECOLHENDO-SE INTENSAMENTE SOBRE A ENERGÍA, ELE PRODUZ O CORPO desejado. Outros poderes obtidos: 20.- UNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS (corpo, alentos, objetos, etc.), SEPARAÇÃO DOS ELEMENTOS E FUSÃO COM TUDO. Mais vale renunciar a estes poderes e buscar a felicidade da essência e da Ciência. Na via de Shiva, se não aspirar pelos poderes sobrenaturais limitados, se o yogui desejar que se revele o Si-mesmo universal, então 21.- QUANDO APARECE A PURA CIÊNCIA, ISTO É REALIZAR A SOBERANIA SOBRE A RODA das energias.(Chakras e os fonemas) De maneira análoga na via da energia: 22.- QUANDO ELE SE RECOLHE SOBRE O GRANDE LAGO (a suprema consciência que manifesta o universo desde a energia da vontade até o mundo objetivo ordinário), TÊM A EXPERIÊNCIA DA EFICIÊNCIA DOS MANTRAS, palavras sagradas.
14 comentários:
Obrigado mil vezes, este texto é uma maravilha, luto com ele a 15 anos e agora tenho o prazer de uma tradução feita por quem entende. Simples e genial, Parabéns, Bjs Mil Namastê
Raija
Shiva Sutras é a nossa base e uma visão destas é um privilégio. Grato e agurdamos os outros dois capitulos.
Duda a única.
É sempre maravilhosos vr alguém escrevendo sobre isso com tamanho conhecimento e maestria.
O que dizer mestre??? Depois de me enrrolar com a tradução de G Feuerstein...é um alivio poder ler o Shiva sutra, simples e belo, como as coisas verdadeiras.
Sergio
Pô mestre posta aqui os outros dois livros!!!
Se existem problemas legais como ISBN então posso ajudar!!!
Tradução fraca. Se mentiver as interpretações da psicanalise tentando validar os Siva Sutras e com a psicanalise tentar "ajustar" os termos do sanscrito para nelhor entender, nunca vai conseguir sair da simples tradução ou da mediocridade, como tantas tentativas de traduções que foram realizadas.
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Então traduz melhor ..seu imbecil !
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